23 de Setembro, 2021
Engana-se quem pensa que mecânica automotiva não é para mulher. Há alguns anos, o mercado automobilístico era basicamente destinado ao público masculino. Hoje, são muitas as mulheres que se interessam pelo setor automobilístico, capacitam-se e ganham espaço em nesse mercado de trabalho.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela General Motors (GM) do Brasil, 40% das mulheres já adquiriram o próprio veículo e, em 70% dos casos, elas influenciam na decisão da compra. Em 2017, o gênero feminino já representava 46% do atendimento em oficinas mecânicas.
Muitas mulheres têm buscado se especializar em mecânica para trabalhar na área, exercendo funções importantes na oficina. Outras preferem estudar o assunto apenas para entender melhor sobre o funcionamento dos próprios veículos.
Barbara Brier é um ótimo exemplo de que lugar de mulher é também na mecânica. Técnica em Automobilística pelo SENAI-MG, graduada em Gestão da Produção Industrial e pós-graduada em Educação, Bárbara é criadora do Selo de Responsabilidade Social Oficina Amiga da Mulher, uma certificação para Oficinas Mecânicas Automotivas e pioneira no ensino de Mecânica para Mulheres no Brasil.
“Entrei na área pela necessidade de trabalho e quando estava no SENAI, surgiu a oportunidade de atuar em uma montadora. Foi o ápice para a minha carreira e desenvolvimento profissional. Após oito anos de indústria automotiva, saí para empreender. Identifiquei um problema no mercado de reparação automotiva, na relação entre mulheres e oficinas. Assim, fundei a empresa Oficina Amiga da Mulher. Toda a minha trajetória de relacionamento e inovação no ramo da reparação automotiva veio da minha formação no SENAI”, relata.
Barbara se dedicou exclusivamente a desenvolver esse modelo de negócio e a ensinar mecânica para mulheres no Brasil. O projeto cresceu e virou carro-chefe do blog Brier Cars. Ela se tornou referência no meio on-line e muitas mulheres a procuram para tirar dúvidas sobre carro, oficina e onde levar os automóveis.
— Foto: Divulgação
Essa é a opção ideal para quem quer entrar no mercado de trabalho do segmento. O curso técnico em manutenção automotiva tem o objetivo de ensinar, tanto do ponto de vista mecânico quanto do eletrônico, como identificar problemas e fazer reparos em diferentes tipos de veículos. O curso ensina a realizar diagnósticos, apresenta as funções das autopeças e as ferramentas adequadas para a manutenção. Capacita também para a realização de inspeções nos veículos de acordo com as normas de segurança, saúde e meio ambiente vigentes.
O SENAI Centro Automotivo, em Belo Horizonte, oferece diversos cursos de Aperfeiçoamento, Iniciação Profissional, Qualificação Profissional e Técnicos.
Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/especial-publicitario/fiemg-industria-com-voce/automotivo/noticia/2021/08/30/mulheres-ganham-espaco-no-setor-de-reparacao-de-veiculos.ghtml