29 de Junho, 2021
Um carro automático é um dos sonhos de muitos motoristas. No entanto, é preciso cuidar bem do câmbio automático, a fim de evitar gastos altos com problemas e desgastes.
Para evitar transtornos com o carro, confira dicas importantes para cuidar bem do câmbio automático do veículo. E não transformar o sonho em um pesadelo.
1 – Atenção com lubrificante da transmissão do câmbio automático
Leia o manual do proprietário. Isso porque os fabricantes determinam quando o lubrificante deve ser trocado.
Em geral, é preciso substituir a cada 30 mil km, no caso de lubrificantes minerais. Enquanto no caso de sintéticos, a cada 50 mil km rodados.
Por outro lado, mesmo com a recomendação, é preciso atenção aos sinais de que o óleo “engrossou”. Por exemplo, um dos indícios é o excesso de fricção quando a marcha é automaticamente trocada.
Dessa forma, é possível escutar ruídos. E, assim, vale levar o auto em um estabelecimento de confiança.
2 – Líquido do Radiador
O arrefecimento do motor também causa prejuízos se não estiver entre as tarefas de cuidar bem do câmbio automático do seu carro. Isso porque o líquido do radiador refrigera ou superaquece a transmissão.
Dessa forma, se ocorrer o superaquecimento do propulsor automático pode aquecer o câmbio também. Assim, a manutenção preventiva é essencial, a fim de evitar este estrago.
3 – Colocar sempre o câmbio automático no modo correto
Pode parecer algo claro, mas que nem sempre os proprietários de carros automáticos estão cientes…
Por exemplo: na hora de estacionar, é preciso puxar o freio de mão. No caso, antes colocar o câmbio na posição P (parking). Assim, eliminamos esforços extras no desengate, evitando trancos prejudiciais.
Além disso, não é preciso colocar o câmbio na posição Neutra toda vez em que o carro estiver parado. Isso porque, de acordo com especialistas da Lions Proteção Veicular, a maior parte das transmissões automáticas são feitas sozinhas.
4 – Freio Motor
Por exemplo, em descidas prolongadas e íngremes, recomenda-se manter o câmbio em marcha reduzida. Isso porque deixar no modo D costuma sobreaquece os freios, causando avarias nos discos em curto prazo – de acordo com a Lions.
5 – Estacionar com freio de estacionamento
Mantenha o carro automático em freio de estacionamento, sempre que estiver em uma subida ou descida. Esse é o primeiro passo. Em seguida, coloque o o câmbio na posição P.
E, ao sair, faça exatamente o contrário. Ou seja, insira a alavanca em D e, só depois, solte o freio de mão, certo?
De acordo com especialistas da Lions Proteção Veicular esta é uma rega que evita o travamento do câmbio no P, em razão do peso do carro.