30 de Abril, 2021
Carros equipados com sistema de assistência à direção podem ser liberados nas estradas do Reino Unido até o final deste ano pelo Departamento de Trânsito britânico, com velocidade máxima permitida de 60 km/h.
O projeto de lei, em fase final de aprovação, deve valer para os níveis dois e três de automatização, o que inclui os sistemas automatizados de manutenção de faixa e o piloto automático da Tesla, o Autopilot.
Assim, o motorista não será obrigado a manter as mãos no volante durante a viagem, mas precisa permanecer atento à estrada. A nova legislação determina que, caso necessário, o sistema autônomo vai emitir um alerta sonoro e o condutor deve estar pronto para assumir a direção em até 10 segundos. Caso isso não ocorra, a o veículo automaticamente deverá reduzir a velocidade e parar.
Apesar de ser um passo importante para o futuro da mobilidade, a segurança da direção autônoma precisa ser garantida para que a tecnologia ganhe espaço. Especialistas afirmam que o sistema pode tornar o trânsito mais seguro, mas casos passados de acidentes ainda chamam a atenção de autoridades britânicas.
Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/inovacao/720/carros-autonomos-serao-autorizados-no-reino-unido-ainda-em-2021