24 de Março, 2021
Manter o carro limpo e higienizado diminui o risco de contágio do coronavírus. Mas afinal, como fazer isso de forma correta? Super Motor ouviu um especialista sobre cuidados de higiene extras ao utilizar seu veículo para evitar a Covid-19.
Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que a parte mais suja (contaminada por bactérias e fungos) em um carro, é o volante. Por isso, ele deve receber atenção especial na limpeza. Para quem transporta filhos e outras pessoas dentro do veículo e usa aqueles lixinhos portáteis, também é bom ficar atento.
“O ideal é esvaziá-lo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus”, alerta Matteo Petricione Júnior, da oficina A.M Marcelo.
Uso ou não o ar-condicionado?
E o ar-condicionado? Ligo ou não? Segundo os especialistas, manter a ventilação natural é o indicado, portanto ligar o ar e fechar os vidros, não é uma boa ideia em tempos de coronavírus.
O certo seria rodar sempre com as janelas sempre abertas e o ar desligado, mas se o calor ou a insegurança for maior, melhor apelar para o recurso mesmo que momentaneamente. Outra coisa importante é manter a manutenção do sistema em dia, com filtro antipólen novo, livre de bactérias e fungos.
Confira seis dicas para manter seu carro livre do coronavírus:
1. Higienize a parte interna do carro com aspirador, limpe os bancos com produtos específicos, focando na sujeira que acumula nas costuras e dobras;
2. Sempre que possível, mantenha higienizado com álcool em gel 70% os seguintes locais: maçanetas, câmbio, botões de vidros e retrovisores e principalmente o volante e a tela multimídia, além da alavanca do freio de estacionamento.
3. Deixar um frasco de álcool em gel em um local de fácil acesso para você utilizar ao entrar no veículo;
4. Ao entrar no carro, limpe as mãos usando álcool em gel 70%. Ao sair e antes de fechar a porta, faça a mesma coisa.
5. Ao transportar alguém no veículo, pedir que as mesmas medidas de higienização sejam tomadas: limpar as mãos com álcool, ao tossir e espirrar usar um lenço e descartar esse material rapidamente em um lixo sem tocá-lo;
6. Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco. No entanto, eles são eficazes apenas se aplicados e removidos com um segundo pano seco. Do contrário, vírus e bactérias podem resistir à superfície.
Fonte: https://www.otempo.com.br/super-motor/coronavirus-dicas-de-como-limpar-o-interior-do-seu-carro-e-reduzir-os-riscos-1.2310630