20 de Agosto, 2020
Peças que o motorista coloca a mão exigem limpeza reforçada para a conter pandemia
Os cuidados para ajudar a conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus se concentram no isolamento social e reforço na limpeza. Mas como fazer com o carro, que ainda é usado para deslocamentos indispensáveis?
No interior, as principais áreas de atenção são as que o motorista e passageiros encostam partes do corpo. Por terem contato contínuo com a pele, volante, alavanca de câmbio e até as maçanetas demandam uma limpeza ainda mais cuidadosa.
Para partes com forração de tecido, como volantes e manoplas de couro, o recomendado é um pano úmido com sabão neutro. Os componentes plásticos, como maçanetas e painel, podem ser limpos da mesma maneira.
Pode passar álcool 70% nas forrações internas, mas é bom evitar. Mesmo impregnado em um pano, o produto pode danificar componentes da cabine, deixando manchas ou até ressecando peças de forma irreversível.
ara carros que possuem mais de um motorista uma dica é manter um frasco com água e sabão neutro (ou um produto específico para limpeza de interiores automotivos) junto a um pano de microfibra dentro do veículo.
Assim quem for conduzir o veículo pode limpar a cabine assim que entrar. O mesmo cuidado vale caso o carro seja deixado com manobristas, dando segurança tanto para você quanto para os profissionais que irão conduzir o veículo.
E, na hora de dirigir, procure manter a ventilação ligada, com o recirculador desativado, e deixe janelas abertas, para manter a circulação de ar no veículo.
Mas, a não ser que seja essencial, não saia de casa. Toda vez que saímos do isolamento estamos nos expondo ao novo coronavírus, e aumentando o risco de outras pessoas, sobretudo idosos, a contraírem a Covid-19.